Aqui em minha querida cidade de Mogi Mirim está espécie é encontrada em grande abundância, principalmente em proteções de fios nos postes de luz, onde ela acaba muitas vezes perecendo pois o calor esquenta absurdamente o ferro e derrete seu ninho. É encontrada também em muros de tijolo baiano, que é um espaço perfeito p/ seu enxame, e como o espaço é muito pequeno no meio do tijolo ela acaba soltando enxame muito rapidamente!
Eu possuo vários enxames desta espécie, onde a maioria foi capturado naturalmente, e as danadas acabam entrando em caixas e apetrechos muito grandes para seu pequeno ninho!
Aqui elas já habitaram uma jarra térmica velha no quintal, umas caixas iscas de jataí, e a melhor foi numa caixa que havia um enxame de Tubuna, que acabou perecendo, e está caixa é praticamente 50 vezes maior p/ seu pequeno ninho.
Muitas pessoas não sabem da tamanha delicadeza de seu enxame e acabam tentando retira-las de paredes e blocos, e quase sempre o enxame acaba morrendo por ser muito judiado.
Seu enxame é na maioria das vezes mediano e pequeno, demorando muito tempo para virar um enxame grande, pois penso eu que por elas serem muito pequeninas a produção de mel e estoque de pólen é muito devegar.
Mas aqui possuo enxames com mais de 10 anos em caixas, e estes enxames são de grande população de abelinhas, chegando a fazer bastante crias e grande acumulo de minúsculos potinhos de mel.
Tirei varias fotos abaixo mostrando a proporção de tamanho entre as lambe olhos (Leurotrigona Muelleri) ao lado de Mandaçaia e Uruçu Verdadeira, como minhas pequenas sabem o tamanho amor e dedicação que tenho com elas, elas ariscam a coletar alimento na palma de minha mão!
...
Potes de mel (enxame com mais de 10 anos)
Potes de mel (enx. c/ mais de 10 anos)
Grande numero de crias em cacho
Enxame médio (foto de outro meliponicultor)
Enxame em jarra térmica com 7 anos. (olhe a diferença entre ela e a Mandaçaia)
Em minha mão 2 Uruçus, 1 mirim droryana e 2 lambe-olhos, todas coletando mel.
Olhem o tamanho da lambe olhos!
Que coisa linda as pequeninas ao meio das gigantes!
2 x 1 ! nem assim!