sábado, 23 de julho de 2011

Uruçu Amarela (M. rufiventris mondory)

Olá amigos, desculpem a demora para fazer uma nova postagem pois a vida de um jovem de 22 anos é uma correria só!

Vou mostrar para vocês uma abelha que veio devagar subindo em meu conceito, e que sem duvidas hoje é meu rank numero 1 das abelhas sem ferrão de minha região.

A Bugia como é conhecida popularmente por ser da mesma cor do macaco Bugio nativo da mata atlântica (mata predominante no sudeste e sul do Brasil) não é em minha opinião só chamada assim pela conhecidencia da cor, mas pela força de seus enxames, voraz em proteger seu território e sem duvidas linda em todos os sentidos!

Conhecida no Brasil como Uruçu amarela ou Rufiventris, mas é um nome comun pois existe no Brasil 4 espécies de Uruçu amarela mais conhecidas, entre elas:

-Uruçu amarela - Bugia (M. ruf. mondory) que é dominante na Mata Atlântica.

-Uruçu amarela - Planalto central (M. rufiventris rufiventris) que é dominante no centro do Brasil em regiões mais quentes.

-Uruçu amarela - Flavolineata (M. flavolineata) dominante no Maranhão e Pará em regiões mais umidas.

-Uruçu amarela preguiçosa - (M. puncticollis) dominate no Pará e mata amazonica.

Bem, a grosso são estas espécies mais conhecidas das Uruçus amarelas, mas vamos voltar ao assunto e falar aqui da Bugia (M. mondory).

Muitos me diziam quando eu comecei a criar as abelhas sem ferrão que a Uruçu amarela era ruim de manejo, não conseguia realizar divisões com muito sucesso, dava muitos forídeos, e etc; Assim você fica com medo, receio de adquirir a espécie e acabar perdendo, mas como eu nunca escutei muito bem as pessoas e sempre prefiro arriscar para ver se quebro a cara ou não... fui la e comecei a criação com essas loiras magnificas.


Amigos, posso afirmar com toda certeza que a Bugia (m. mondory) é a melhor e mais produtiva das abelhas sem ferrão do Sul e sudeste do Brasil!

Onde seus enxames quando fortes atingem alto nível de produtividade de mel e com o manejo ideal a multiplicação dos enxames é fácil e rápida.

Um enxame populoso em local de mata atlântica é capaz de produzir até 6 kg de mel pro ano, isso é a média realizado por amigos que retiram mel desta espécie no Paraná. Pode chegar tranquilamente de 4 a 5 mil abelhas em um enxame em condições favoráveis.

Seu problema é que realmente está espécie é sucetivel a forídeos quando o enxame está mais novo, e para se obter sucesso na criação é preciso se trabalhar apenas com enxames a nível 70% de força ou mais, segundo pesquisa minha e relatos de amigos, realizar divisão nesta espécie quando seu enxame não está suficientemente forte e com bom estoque de pólen e mel é muito provável a perda, pois por algum motivo a rainha se forma mais não começa a realizar postura, e assim o enxame é atacado por forideos, e acaba definhando até a morte.

Eu fico incrivelmente admirado em ver tamanha força e vontade de trabalhar na colecta de pólen e néctar desta espécie, aqui em meu meliponário mesmo no frio, a primeira espécie a trabalhar e ter grande movimento são as Bugias, saindo mais cedo até que as Mandaçaias. E como são batalhadoras, acham pólen não sei onde e como!

Bem amigos, só vendo algumas lindas fotos desta magnifica espécie para tentar imaginar sua força e vontade de viver.


Algumas fotos do amigo Ederson do Parána.

Entrada caracteristica da espécie com resinas de coloração vermelha.


Este enxame tem 2 entradas, imagine a força!

Enxame matriz.

Grande quantidade de postura e discos enormes são caracteristicos nesta espécie.

Melgueiras lotadas e pronta para a coleita.

Veja a coloração esverdeada do mel, imagine o sabor!

Olha que maravilha os potes com cera na cor roxa, onde é comun em enxames que estão em meio a mata atlântica, sendo coletado resinas para chegar nesta coloração.


Enxame tão populoso que as abelhas se acumulam na entrada devido ao movimento intenso.


Belos enxames....


Uruçu em flor de ora-por-nobres...


Este enxame quer roer a tampa da caixa para fazer mais postura! rsrs
Lindas...

Espécie magnifica!


Amigos, a cada dia eu me espanto em ver como as abelhas são organizadas e fazem seu trabalho com luta e dedicação, uma afirmação pessoal a todos...

Em tudo que vou fazer na minha vida eu me inspiro nas abelhas sem ferrão, luta por aquilo que você realmente deseja, trabalhar sem reclamar e com dedicação, vontade de viver sempre, ...
as vezes luto por território ... kkkkkkkkkkk rsrsrsrs


Bem, é isso ai, logo vou fazer mais postagems sobre uma outra espécie de Uruçu amarela...



Um forte abraço a todos e obrigado pelo grande numero de visitas ao blog!


71 comentários:

  1. Você tem mel dessa abelha para venda? envie resposta para:
    claudiano.barbosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Com licença, mas vc teria um enxame delas para doar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. vc tem enxame pra vender me mande resposta no meu imail te.ixeira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Você tem um enxame para vender e qual é o valor?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Felipe. Te enviei uma mensagem para seu e-mail pedindo alguns conselhos sobre essas abelhas. Pretendo começar a criação de ASF e gostaría de uma ajuda, caso possa oferecer.

    Grande abraço, fausto_puc@hotmail.com

    Fausto Dias da Silveira

    facebook: Fausto Dias, ou Apelido do facebook: Farstito

    Bacharel em Biologia (7º Período)

    ResponderExcluir
  6. onde concigo comprar esta especie aqui em curitiba???

    por gentileza entrar em contato pelo email

    contato.thyagofreitas@gmail.com


    obrigado

    ResponderExcluir
  7. ola Felipe queria a sua ajuda para capturar um enxame de uruçu amarela aqui em Mg. Não sou um meliponilcultor mas tento se.
    eu ja vi muitos videos de como criar e capturar mas n consegui.
    então queria dicas ou se possivel a doação de uma colmeia.
    Tenho 11anos e moro em dores do indaia mg

    ResponderExcluir
  8. OLA felipe tenho apenas 2 enchames de uruçu amarela mas sou apaixonado tambem,gostaria de saber onde adquirir mais enchames e que preço é justo pagar... moro no rio grande do sul, e meu email é zanellinhafilho@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ola!
    Gostaria de saber se tens enxame da abelha uruçu-amarela ( bugia )
    moro no litoral do Rio grande do sul
    meu email fabiano.r.melo2012@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Qual o valor da uruçu? Weltongrupogentil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Felipe. Desejo adquirir um enxame de uruçu amarela (bugia). Qual o valor? Daniel Franco - Itapira, SP. Contato: franco@biologico.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Ops descobri que vc e de SP, sera que essa uruçu bugio aguenta o frio aqui do sul, tenho uma outra pergunta onde pedi de que cidade vc é

    ResponderExcluir
  14. Ola boa tarde vc teria um enxame pra venda

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá Felipe comecei criar abelhas Jatai essa especie Uruçu não conhecia. Gostaria de saber o valor de uma comeia. Se posso conhecer você pessoalmente para dar mais dicas etc. Thiago.zanutto89@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Boa noite moro em BH CEP 30640290 você tem urucu mondory pra venda qual o preço com envio pra 30640290. Élson. eagtrans@gmail.com wat são 31995469711

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite a todos, gostaria de tirar uma dúvida, se eu fazer uma divisão de uma colmeia de uruçu amarela, e pegar operárias de uma terceira colmeia para cuidar dessa colmeia filha, vocês acham que funciona bem?Obrigado a todos

    ResponderExcluir
  22. Boa noite a todos, gostaria de tirar uma dúvida, se eu fazer uma divisão de uma colmeia de uruçu amarela, e pegar operárias de uma terceira colmeia para cuidar dessa colmeia filha, vocês acham que funciona bem?Obrigado a todos

    ResponderExcluir
  23. Vc tem colmeia a venda??????
    Responda para:
    avpsimon@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Sr. Felipe,
    Tenho alguns enxames de marmelada e gostaria de comprar uma colmeia de uruçu amarela para trazer aqui para Rondônia, estarei de férias em São Paulo e Paraná em janeiro. O amigo que vc menciona, Ederson de Curitiba, vende enxames? E se vende, poderia reservar um enxame com boa genética para mim ou me passar o contato de alguém que tenha enxame disponível?
    Agradeço desde já
    responder para jota.lee@uol.com.br

    ResponderExcluir
  25. TEM URUÇU AMARELA PARA VENDER

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde
    Qual valor de um enxame de melipona rufiventris mondury? E-mail : agro_arnt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Olá! Parabéns pelo conhecimento sobre abelhas nativas.
    Você vende enxame dessa abelha uruçu amarela?

    ResponderExcluir
  28. Olá! Parabéns pelo conhecimento sobre abelhas nativas.
    Você vende enxame dessa abelha uruçu amarela?

    ResponderExcluir
  29. Moro no litoral, será que posso criar e onde consigo comprar? Agradecida, boa tarde!

    ResponderExcluir
  30. Moro no litoral, será que posso criar e onde consigo comprar? Agradecida, boa tarde!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Felipe!Gostaria de saber se você tem abelha uruçu nordestina e uruçu boca de renda. E qual o valor? Obrigado

    ResponderExcluir
  32. Ola amigo, tudo bem? Post maravilhoso!Tenho grande intersere em adquirir um enxame de uruçu amarela, vc tem pra vender? Por favor se tiver me diga se vc envia para RJ capital cep:21230-430 e qual o valor total da compra, Obrigado um abraço.

    ResponderExcluir
  33. Qual preço enxame uruçu amarela... cbpita@bol.com.br

    ResponderExcluir
  34. Olá, qual o preço de um enxame de uruçu amarela?
    Resposta para jonnasemanuel@outlook.com

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde, eu gostaria de comprar o mel da Uruçu amarela, você tem? Quanto custa o enxame? Grata. rosenimachado@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Oi encontrei uma caixa de madeira cheia de abelinhas desse tipo, o que devo fazer? E como posso cuidar delas adequadamente. Agradeço orientações.
    email: rennaulisiani@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Felipe! Sou um outro apaixonado pelas sem ferrão. Tenho interresse na uruçu, sua explicações esclareceram minhas dúvidas porém aumentaram a vontade de tê-las. Moro no RJ e queria adquirir um enxame forte pra começar a minha criação, porém com um preço justo. Se puder me ajudar, agradeço. Meu e-mail edu_lara80@hotmail.com. Obrigado!

    ResponderExcluir
  38. Onde compro enxame forte dessa abelha no RJ?Meu whatsaap é:21-970447407

    ResponderExcluir
  39. Boa noite mestre, parabéns pela iniciativa vida longa meu amigo!!! Podereis me passar valor de uma cria? E será que consigo boa adaptação em minha cidade que no inverno faz temperaturas negativas a baixo de zero? Obrigado abraço

    ResponderExcluir
  40. Bom dia, queria saber se vc vende enxame de uruçu amarela e borá? Se não, tem alguém que vc possa me recomendar? Desde já agradeço a informação. renandirceusodre@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Boa noite, estou começando a criar a abelha bugia e uruçu nordestina em Curitiba, gostaria de saber se elas precisam de aquecimento e se é fácil divisão e em que época do ano faço a divisão.

    ResponderExcluir
  42. Boa noite .
    Estou querendo um enxame de abelha jatai,mas será que é possivel atrair o enxame com isca pet.
    Elas vem aqui nas flores todos os dias,me de uma ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sim. Pode atrair com isca pet sim. Mas está fora de época para pegar jataí. você pode ir treinando. Mas será mais facil de pegar no final do ano. Procure vídeos no youtube sobre como pegar jataí.

      Excluir
  43. Quero comprar um enxame de Bugia! Favor entrar em contato pelo 31 99200 5356 (Whats) ou giobarg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. dinhofilie@gmail.com por favor entre em contato

    ResponderExcluir
  45. Qual o melhor tamanho de caixa para a bugia?

    ResponderExcluir
  46. qual a temperatura ela aguenta sem aquecimento ?

    ResponderExcluir
  47. Boa noite! você tem enxame de abelhas uruçu-amarela? se resposta for sim,como é feito o envio para o CEP:87595000 e o valor do exame ?

    ResponderExcluir
  48. OLA SOU DE CRICIUMA AQUI PODE SE CRIAR ABUGIA E QUANTO VOCE COBRA A DIVISAO MEU ZAP 489985054561

    ResponderExcluir
  49. Bom dia , sou de Curitiba , elas se criam bem nessa região , tenho muito interesse e adquirir essas abelhas , tenho uma caixa de mandassaias , enxame forte , será que as urucus não brigam muito , pois as mandaçaias são muito tranquilas

    ResponderExcluir
  50. Olá amigo meliponicultor!
    Estou fazendo um curso sobre meliponicultura e estpu interessado em adquirir uma colmeia dessa abelha de ouro, uruçu bugia? Qual o valor e aonde posso encontrar para adquirir sem engano de levar "gato por lebre". (984163890)número de WhatsApp.
    Se possível respoder tenho e-mail_ inacio jv@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Olá, você tem enxames de bugia pra vender?
    Watts (55)9.9952.7948

    ResponderExcluir
  52. Para mim, é a abelhas mais bela entre todas as abelhas sem ferrão.

    ResponderExcluir
  53. Voce tem urucu amarela para vender ??

    ResponderExcluir
  54. quero comprar 2 enxames de bugia .me chame no whatsap 41 999825246 ou email reiceu@bol.com.br

    ResponderExcluir
  55. Boa noite gostaria de saber se você tem enxame de bugia para vender?

    ResponderExcluir
  56. Eu gostaria de compra um enxame de Uruaçu amarela

    ResponderExcluir
  57. Parabéns pelo seu blog.
    Se possível, peço indicar onde conseguir iscas para captura da uruçu amarela.
    Alberto
    albertopinho0110@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. Obrigado!
    Muito instrutivo ajudou muito.
    Abraço

    ResponderExcluir
  59. Bom dia
    Moro em Santa Catarina, perdi um enxame devido ao frio, tinha ela bem protegida, tenho várias espécie, mas a bugia só tinha uma .
    Gostaria de saber se me vende um enxame da abelha Bugia (mondory), bem populoso e algumas orientações para manejo no frio.
    Fiço no aguardo.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  60. Bom dia
    Moro em Santa Catarina, perdi um enxame devido ao frio, tinha ela bem protegida, tenho várias espécie, mas a bugia só tinha uma .
    Gostaria de saber se me vende um enxame da abelha Bugia (mondory), bem populoso e algumas orientações para manejo no frio.

    Fico no aguardo.

    Obrigado.

    Esse é meu email:
    wescardozosilva@hotmail.com

    Att,
    Wanderlei Cardozo da Silva.

    ResponderExcluir
  61. Top,parabéns muito bem explicadinho!
    Se eu pegar discos de cria da bugia e campeiras da melipona flavolineata ou vice versa o q terei?

    ResponderExcluir
  62. Boa noite vc tem desta abelha para vender? Qual o preço.

    ResponderExcluir
  63. Bom dia
    Você possui enxame desta abelha sem ferrão para venda !?

    ResponderExcluir
  64. Boa noite.
    estou querendo comprar um enxame de uruçu rufiventris da região do Cerado. (goias centro oeste) voce tem? sabe quem tem? grato

    ResponderExcluir
  65. Espetacular. Se adaptariam ao frio gramado RS ? Tens enxames para venda? 54 981031919 Leonardo Augusto aqui

    ResponderExcluir
  66. Maravilhosa,linda,lutadora.me falta palavras para definir está espécie.de todas as que tenho está a nova espécie
    Uruçu amarela - Bugia (M. ruf. mondory) que é dominante na Mata Atlântica. Tem sobressaido junto c/ a Jataí.

    ResponderExcluir
  67. Não se pode ter está abelha no Rio grande do Sul, foi tirada da lista.

    ResponderExcluir