terça-feira, 2 de agosto de 2011

Espécie curiosa de ASF - (Trigona fuscipennis)

Nomes popular: Guaxupé; Mombuca carniceira; Abelha diabo (devido a ela ser extremamente agressiva)

Uma espécie curiosa e pouco conhecida, quem acha algum enxame desta linda espécie na natureza certamente vai querer extermina-lo devido a está abelha ser extremamente³³³ agressiva com seus invasores.

É muito parecida com a Arapua preta, porem tem seu abdómen mais comprido (parecido com o da Borá), ela é uma abelha com um cheiro meio estranho (odor diferente das espécies da Arapua, Scaptotrigonas, Partamonas...) é um cheiro quem não sei explicar! È uma abelha grudenta ao pegala e quando agente chega perto de sua entrada ela vem aos bandos em todo seu corpo! É inacreditável de ver como ela é agressiva, sendo 10 vezes muito pior que qualquer espécie mais conhecida de ASF como a Mandaguari amarela, Borá, Sanharão, etc...
Só vendo para acreditar amigos! Não é exagero!

Nesta espécie a quantidade de abelhas no enxame é fantástica, eu mesmo nunca vi tantas campeiras numa abelha sem ferrão na minha vida, elas trabalham num ritmo frenético e a única abelha que quase se compara a ela de numero de abelhas no enxame é um enxame muito forte de Borá (T. clavipes), amigos realmente não é exagero meu!

Em relatos de pessoas e estudiosos está espécie visita carniça de animais mortos, pode ser por este motivo o seu cheiro meio diferente...

Eu já pude ter o prazer de ver pessoalmente 3 enxames desta magnifica espécie, mas as fotos a seguir são do amigo Ederson que pode tirar as fotos de um enxame que ele possui em caixa racional, e eu fiquei impressionado em ver suas crias e potes de mel e polén.


Entrada desta espécie é muito legal, elas só fazem uma plataforma para pouso. (Foto do amigo Wilson Gussoni)





Agora vejam que maravilha estás fotos abaixo do amigo Ederson de Curitiba - PR.

Olha a quantidade de cria que está espécie faz, pode se ter noção do gigantesco numero de campeiras e guardas em seus enxames. Em formas helicoidais que deixam a foto uma obra prima.


Nesta entrada pode se ver que ela apenas faz uma plataforma (contorno de barro com resina) e ficam centenas de abelhas defendendo seu ninho.


Os potes de mel e pólen são pequenos como os de Partamonas e Jataí. A quantia de pólen e enorme devido a população dos enxames serem altas, e a postura muito grande!

Este enxame na caixa racional mantém a caracteristica da espécie na natureza e faz apenas o contorno onde as abelhas pousam e ficam para defender seus ninhos.

Linda foto...

É muito grande o numero de crias e a linda forma escultural das baterias.

Só fico imaginando como está o fotografo que tirou as fotos, com certeza com roupa de apicultura e em vez de branca deve estar preta de tanta abelha grudada nela! kkkkk


Amigos a natureza é fantástica, e existem tantas espécies de abelhas sem ferrão que acho que ninguém no mundo é capaz de sonhar!

Agradeço em especial ao amigo Ederson de Curitiba - PR que me passou estas fotos e a todos que estão lendo meu blog.

Um grande abraço e até a próxima.