quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Meu meliponário urbano

Muitos amigos meliponicultores e afins de ingressar nesta maravilhosa atividade se perguntam o tempo todo se é possível ter um meliponário de abelhas sem ferrão em residências na cidade e grandes centros urbanos...


A maioria dos interessados muitas vezes acabam desistindo da idéia de começar a atividade por falta de espaço em sua casa, por falta de pasto melífero na redondeza de onde mora, e ainda se for alguma grande cidade a idéia se torna um sonho! A não ser aqueles que tenham alguma chácara, sítio ou fazenda e resolvam fazer um pequeno meliponário, e como já vi relatos e observei com meus próprios olhos por causa da grande quantidade de agrotóxicos em certos locais de zona rural, muitos enxames acabam morrendo ou algumas vezes definhando graças a falta de pólen e néctar, isso mesmo, falta... pois há locais onde só há pastos de cana de açúcar na redondeza!


Pois é amigos, por incrível que pareça em certos casos é muito mais seguro ter um meliponário em centros urbanos do que em locais rurais mal localizados. E ainda mais, em várias cidades existem áreas de preservação ambiental, avenidas arborizadas (muitas árvores destas avenidas são excelentes melíferas e fonte de pólen para as ASF) e grandes quantidades de árvores frutíferas em quintais das casas e etc.


Portanto para quem ainda acha que por falta de mata, por falta de grande espaço, aqui vai o exemplo do Meliponário Abelha de Ouro (meu meliponário!) que aqui onde eu moro é perto do centro da cidade e falta espaço em meu quintal, mas não é nada que uma boa idéia pra cá, uma prateleira improvisada pra lá, uns pilares espalhados em locais estratégicos... e assim você pode ter como eu + ou - uns 100 enxames em sua casa! Mas é claro que sem alimentação artificial, e com muito amor e dedicação de sua parte e a paciência de sua esposa, mãe, avó, ou de quem for que more junto com você também é essencial para a boa atividade!


Nas fotos abaixo todos podem ver que existem várias formas de montar uma prateleira sem muito custo, como um exemplo barato e bom para o manejo eu utilizo blocos de concreto de 40 cm de alt. para fazer de base para prateleira ou para uso como base individual. Ou também utilizar mãos francesas (ganchos em L) de 1 em 1 metro e acima por uma tábua de 3 ou 5 metros... resumindo, use a criatividade!




Vistas àereas do meliponário.




Se sua casa possui jardim de inverno, coloque nele espécies mas agressivas como Tubuna, Mandaguari, Mandaguari amarela, Borá e etc.




Pode-se usar prateleiras de aço com várias divisórias...




Todo meliponário deve ter uma área reservada a apetrechos úteis para a atividade, alem de estoques de caixas!

Dica: deixe sempre junto em uma cesta ou caixa de plástico que de para carregar junto a você, as utilidades que você ira utilizar quando for multiplicar um enxame ou fazer manutenção. Como por exemplo: fita crepe, vinagre, armadilha de forídeo, chaves de fenda, espátulas, pincel (p/ matar os forídeos + facilmente), folha de cera, copos descartáveis, xarope p/ alimentação e etc.



Uma dica muito importante: Só coloque enxames um do lado do outro de mesma espécie! Não tente por espécies diferentes muito perto umas das outras, e quando não tiver jeito coloque as entradas do enxame em direções opostas! Está dica é essencial para não ocorrer brigas por território e levar o enxame ao declínio.







Aqui eu não tenho terra, mais não é por isso que não posso ter natureza! Plante árvores frutíferas ou arbustos meliferos em grandes vasos. Como exemplo eu tenho em vasos Morrão-de-candeia, Marianeira, Pitanga, Multre, Coqueiro e outras plantas que as abelhas gostam!





Outra boa dica quando não há mais espaço no solo é só pendurar em beirais de rancho, e apoiar em grades de janelas!


Sobre as espécies diferentes em uma mesma área... Eu possuo aqui Mandaçaia (QA e QQ), Uruçu verdadeira, Uruçu amarela (M. Flavolineata), Guaraipo (M. Bicolor Shenki), Uruçu cinzenta (M. Fasciculata), Manduri (M. Marginata), Tubuna (S. Bipunctata), Mandaguari (S. Postica), Tubiba (S. Tubiba), Mandaguari amarela (S. Xantotricha), Borá (T. Clavipes), Jataí, Iraí, Marmelada (F. Varia), Boca de Sapo (P. Helleri), Mirim droriana, Mirim preguiça, Mirim Emerina, Lambe-olhos (L. Muelleri)...


Todas convivem muito bem sem luta por território, basta você saber onde colocar as espécies diferentes e quais podem ficar mais próximas!
Eu espero que todos gostem do meu exemplo e de minhas dicas e que usem para iniciar um meliponário urbano!
Um forte abraço a todos...





segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ENCONTRO COM OS MESTRES EM SP

No ultimo dia 1 de agosto foi realizado um encontro na fazenda do nosso querido Prof. Dr. Paulo Nogueira Neto em São Simão SP, onde tivemos a honra de receber palestras do próprio Paulo Nogueira e do nosso mestre João Pedro Cappas (mestre Cappas).
Não tenho palavras para expressar este tão grandioso evento a não ser maravilhoso e inesquecível!
Contamos com a presença de um dos 2 maiores mestres de abelhas sem ferrão do mundo, e ainda tivemos a oportunidade de conhecer o maior meliponário do prof. Paulo N. Neto com grandes explicações práticas do mestre Cappas.
...
...
O mestre Paulo Nogueira Neto no momento da palestra.


Eu confesso a todos que me emocionei de ver o Prof. Paulo dando explicações e respondendo perguntas de todos com enorme satisfação e alegria, e eu fiquei ainda mais feliz com a humildade e simpatia do nosso mestre Cappas, com quem eu tive o prazer de conversar e perguntar muitas duvidas de feromônios, genética e caracteristicas cientificas de espécies.
Tive a oportunidade de conhecer e trocar experiências com vários outros amigos meliponicultores de vários lugares de São Paulo e outros estados, e também tivemos outras grandes presenças da meliponicultura atual como o Prof. Dr. Giorgio Venturieri e seus alunos de pós-graduação alem de vários outros alunos doutorandos do laboratório de abelhas da USP.
...
...
Que honra! Eu ao lado dos mestres Paulo N. Neto e Cappas, alem do amigo Marco P.




Na vida temos nossos objetivos, traçamos nossos caminhos, improvisamos em certos momentos, mas ao meu ver, tudo aquilo que realizamos com amor e dedicação merece ter um exemplo a ser seguido, e meus grandes exemplos a seguir na meliponicultura com certeza são estes grandes mestres, onde eles me ensinam que para conquistar é preciso batalhar!
Eu realizei meu sonho de conheçe-los, e agora mais ainda tenho motivação de continuar a minha luta, e para aqueles que não acreditavam que um dia a criação de abelhas sem ferrão iria chegar tão longe, basta olhar para estes homens e ver que tudo ainda é pouco.
...
...
Nem mesmo a brincadeira do amigo Marco pode ofuscar tamanho prazer!




...
Meu mestre... ídolo... e inspiração... Uma pessoa que jamais desistio da meliponicultura e que ainda aos seus 88 anos com muita disposição e alegria luta para o crescimento e difusão de seu incansável trabalho! Eu me sinto honrado que um dia estive ao lado dele e espero estar novamente se Deus me permitir.

...

...

Um grande e forte abraço a todos, em especial ao Prof. Dr. Paulo N. Neto e ao Prof. Dr. João P. Cappas...






.