terça-feira, 2 de agosto de 2011

Espécie curiosa de ASF - (Trigona fuscipennis)

Nomes popular: Guaxupé; Mombuca carniceira; Abelha diabo (devido a ela ser extremamente agressiva)

Uma espécie curiosa e pouco conhecida, quem acha algum enxame desta linda espécie na natureza certamente vai querer extermina-lo devido a está abelha ser extremamente³³³ agressiva com seus invasores.

É muito parecida com a Arapua preta, porem tem seu abdómen mais comprido (parecido com o da Borá), ela é uma abelha com um cheiro meio estranho (odor diferente das espécies da Arapua, Scaptotrigonas, Partamonas...) é um cheiro quem não sei explicar! È uma abelha grudenta ao pegala e quando agente chega perto de sua entrada ela vem aos bandos em todo seu corpo! É inacreditável de ver como ela é agressiva, sendo 10 vezes muito pior que qualquer espécie mais conhecida de ASF como a Mandaguari amarela, Borá, Sanharão, etc...
Só vendo para acreditar amigos! Não é exagero!

Nesta espécie a quantidade de abelhas no enxame é fantástica, eu mesmo nunca vi tantas campeiras numa abelha sem ferrão na minha vida, elas trabalham num ritmo frenético e a única abelha que quase se compara a ela de numero de abelhas no enxame é um enxame muito forte de Borá (T. clavipes), amigos realmente não é exagero meu!

Em relatos de pessoas e estudiosos está espécie visita carniça de animais mortos, pode ser por este motivo o seu cheiro meio diferente...

Eu já pude ter o prazer de ver pessoalmente 3 enxames desta magnifica espécie, mas as fotos a seguir são do amigo Ederson que pode tirar as fotos de um enxame que ele possui em caixa racional, e eu fiquei impressionado em ver suas crias e potes de mel e polén.


Entrada desta espécie é muito legal, elas só fazem uma plataforma para pouso. (Foto do amigo Wilson Gussoni)





Agora vejam que maravilha estás fotos abaixo do amigo Ederson de Curitiba - PR.

Olha a quantidade de cria que está espécie faz, pode se ter noção do gigantesco numero de campeiras e guardas em seus enxames. Em formas helicoidais que deixam a foto uma obra prima.


Nesta entrada pode se ver que ela apenas faz uma plataforma (contorno de barro com resina) e ficam centenas de abelhas defendendo seu ninho.


Os potes de mel e pólen são pequenos como os de Partamonas e Jataí. A quantia de pólen e enorme devido a população dos enxames serem altas, e a postura muito grande!

Este enxame na caixa racional mantém a caracteristica da espécie na natureza e faz apenas o contorno onde as abelhas pousam e ficam para defender seus ninhos.

Linda foto...

É muito grande o numero de crias e a linda forma escultural das baterias.

Só fico imaginando como está o fotografo que tirou as fotos, com certeza com roupa de apicultura e em vez de branca deve estar preta de tanta abelha grudada nela! kkkkk


Amigos a natureza é fantástica, e existem tantas espécies de abelhas sem ferrão que acho que ninguém no mundo é capaz de sonhar!

Agradeço em especial ao amigo Ederson de Curitiba - PR que me passou estas fotos e a todos que estão lendo meu blog.

Um grande abraço e até a próxima.



22 comentários:

  1. É realmente lindo a forma e quantidade de anéis e células de crias. Notável.

    ResponderExcluir
  2. Caro Felipe,

    É realmente incrível esta espécie. A natureza, a cada dia, nos surpreendendo.

    Um abraço,

    João Paulo - meliponariocamposverdes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ow Felipe, achei muito bonita essa sua dedicação pelas abelhas e pela natureza. São atitudes RARAS como a sua que contribuem para a preservação de espécies tão fundamentais para a manutenção dos ecossistemas.

    Que seu exemplo também influencie mais pessoas à amar a natureza!

    Parabéns Fio!!! XD

    Abraço;

    Edgenio

    ResponderExcluir
  4. Parabéns colega! Realmente são abelhas impressionantes!

    ResponderExcluir
  5. Próximo da minha casa em um cajueiro tem um enxame dessas abelhas... a principio pensei que era Arapuá mas lembrei que Arapuá não faz ninho em ocos de arvores... é extremamente agressiva, não precisa nem mexer no ninho, basta passar por perto que elas atacam.

    ResponderExcluir
  6. Do jeito que fala parece que odeia abelhas. Credo!

    ResponderExcluir
  7. oi boa tarde gostaria de saber o nome desta flor branca imagem postada pelo amigo EDERSON CURITIBA PR

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, esta última imagem de abelha eu tenho também aqui no vale dos sinos, RS e se chama Tubiba, espécie raricima...

    ResponderExcluir
  9. boa tarde tubo limdo iginico fantastico eu vi pela primeira vez numa arvore numa rua e coisa deus eu apredi fazer isca com cx de leite nos tamos no meis de fevereiro sem sanche so sorte

    ResponderExcluir
  10. vamos proteger a natureza que resto elas fazem

    ResponderExcluir
  11. Acho q hj achei um ninho dessa, cheguei a fois metros do ninho, elas me atacaram, tive q correr e entrar no carro, fiquei uns 10 minutos tirando abelha do corpo.
    Achei mais dois de jatai e outra q parece uma jatai maior e mais escura.

    ResponderExcluir
  12. Cara tem certeza aue essa abelha é a Guaxupé?

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma mambucao para dispor ja na caixinha a mais de 2 anos ....... So que nao to tendo tempo devido as apis mellifera que crio para estraçao de mel e cera bruta e polen .... Estou vendendo a mambucao

    ResponderExcluir
  14. Parabens pelo blog. Excelente materia.

    ResponderExcluir
  15. Olá amigo vc vende enxame de abelha sem ferrão,estou interessado em comprar.

    ResponderExcluir
  16. Como faço pra enviar um vídeo?

    ResponderExcluir
  17. Sim elas sao muito agressivas tenho um enxame populoso e antigo em uma árvore de cedro na cerca de casa pensei em colocar em uma caixa racional mais desisti

    ResponderExcluir
  18. Foi usado o termo "agressiva", abelha não é agressiva e sim "defensiva" seriz mais correto.

    ResponderExcluir