quarta-feira, 7 de julho de 2010

Comunidade entre abelhas

Muitos meliponicultores e outros amantes de abelhas sem ferrão tem duvida sobre uma "comunidade" formada por uma ou mais enxames de mesmo ou diferentes espécies de abelhas. Alguns dizem improvável enxames se ajudarem e trabalharem juntos se defendendo e construindo células de cria e potes de alimento, mas será que isto não seria possível?

Há vários relatos por ai que comprovam tal façanha entre as abelhas, como o fato dito pelo amigo Kalhil do RN, que relatou e fotografou a "comunidade" entre um enxame de Uruçu Verdadeira (M. Scutellaris) e um de Uruçu Amarela (M. Rufiventris).
O meu relato foi ocorrido a mais ou menos 6 meses atrás, entre uma Uruçu Verdadeira (M. Scutellaris) e uma Mandaçaia (MQA), onde as mandaçaias faziam até a vigilância na porta de entrada da Uruçu, e tem mais, elas ajudavam a Uruçu a construir potes de alimento, a fazer limpeza no enxame e etc.


Mandaçaia de guarda em Uruçu Verdadeira.





Infelizmente não cheguei a tirar fotos delas dentro do enxame umas das outras, mais constante mente uma saia da caixa da outra e retornava para a sua que estavam a mais ou menos 1,5 m uma da outra. Não havia saque como muitos dizem que ocorrem, seus alimentos não estavam sendo transportados de uma para outra (ou pelo menos eu não notava).
Isso ocorreu por um mês, e de repente a natureza se encarregou de voltar as coisas no lugar! É espantoso, mais nós nunca vamos entender como estás coisas ocorrem!

Outros exemplos:


(Uruçu Amarela e Verdadeira trabalhando nos discos de cria no mesmo enxame)



Um Abraço a todos!
































2 comentários:

  1. Espero que todos gostem da minha 1 postagem! Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. gosto muito de abelha indigena tenho umas 30 colmeias de jatai......gostei muito de suas fotos

    ResponderExcluir