quarta-feira, 14 de julho de 2010

História da minha vida

Tudo começou com um menino de 10 anos, que amava muito a natureza e as coisas curiosas do meio ambiente. Certo dia sua tia foi comprar mel de um senhor que era apicultor a muitos e muitos anos, e ela ganhou uma pequena caixa com umas abelinhas amarelinhas que aquele senhor as chamava de Jataí.
Esse menino ficou encantado com tal beleza, e ficou doente de vontade de também ter uma daquelas abelinhas tão lindas. Assim sua família teve de pedir uma para ele também, e quando ele ganhou o presente ele vio que aquelas abelhas não eram amarelas mas sim pretinhas com o nome de Iraí e mesmo assim ele ficou muito feliz, tão feliz que passou a ficar o dia todo observando as abelinhas trabalharem incansavelmente.
O amor pelas abelhas foi aumentando de acordo com os anos, vizinhos e amigos sempre deixavam o menino retirar enxames destas abelhas por muros e sítios a fora, e um dia ele conheceu um homem bombeiro chamado Carlos Barreiro que também era apaixonado por abelhas sem ferrão, e o amigo apresentou para ele um abelha grande, preta com listras amarelas, com entrada de barro, lindíssima! Uma abelha sem ferrão chamada de Mandaçaia, a qual o menino pedio para sua mãe um enxame de presente de aniversário!
Era só alegria, o menino e sua paixão pela suas abelhas foram crescendo e crescendo cada vez mais! Ele aprendeu com seu amigo a manejar as abelhas sem ferrão, a multiplicá-las, a alimenta-las, a utilizar caixas racionais adequadas e acima de tudo a ama-las a cada dia um pouco mais.
O menino que já era um garoto foi crescendo e procurando conhecimento a cada dia, ele começou a trabalhar, ter seu próprio dinheiro, e suas abelhas aumentando a cada dia. Ele comprou novos enxames, madeira para fazer suas caixas, açúcar para fazer seu alimento artificial, ele foi buscando por aquilo que desde criança ele queria, o que ele sempre teve paixão, mesmo escutando sua família e amigos dizer "Que isso? abelhas? que hobby mais horrível!" "Pra que você cria abelha?"; e sem escutar ele buscou aquilo o que ele tinha em mente.
O garoto não era mais um simples garoto, mas sim um homem com uma paixão pouco normal, ele comprou de seu amigo uma nova espécie de abelha chamada Uruçu Verdadeira, e dela, ele pois na cabeça que iria conseguir outras espécies de Uruçu e abelhas diferentes por ai, e este homem era muito teimoso e motivado!
Logo ele tinha muitas outras espécies de abelhas sem ferrão em sua casa, na qual teve de passar até por uma pequena obra para abrigar um pouco mais de novos enxames. Onde este homem foi lendo muitos trabalhos de pesquisadores, livros, artigos, foi visitando outros meliponicultores e trocando enxames, foi se modernizando no que ele mais ama fazer...

Hoje ele possui Jataí, Iraí, Mandaçaia, Guaraipo, Boca-de-sapo, Tubuna, Mandaguari, Manduri, Marmelada, Mirim preguiça, Lambe olhos, Mirim Droriana, Mirim Emerina, Uruçu Verdadeira, Uruçu Amarela, Uruçu Cinzenta, etc;
O homem ainda sabe as características e o nome científico de todas as suas espécies e de muitas outras espécies de todo o Brasil, tendo como grande sonho ser um Meliponicultor conhecido mundialmente e podendo dispor dos produtos de suas abelhas para todos os fins!
O nome deste homem é Felipe Tirelli Manara, e com a graça de Deus ele vai alcançar seus sonhos e objetivos em sua vida! E mostrar a todos que a meliponicultura não é só uma forma de preservação ambiental, mais sim um amor insuperável as abelhas indígenas sem ferrão!
Com a ajuda de todos vamos mostrar ao Brasil a importância destas abelhas, e resgatar a antiga cultura de nossos ancestrais, os quais já manipulavam estás criaturas.
E nunca vamos desistir daquilo que sonhamos, pois tudo que você realmente deseja... um dia torna realidade!
...
Um grande abraço aos amigos que estão lendo minha história e em especial ao meu grande amigo e mestre Carlos A. Barreiro de Mogi Mirim - SP.





17 comentários:

  1. Amigo Felipe,

    muito linda essa sua paixão pelas abelhas nativas,não tenha dúvidas,que você tará um grande futuro com as suas.

    Todos nós temos que cada vez mais, divulgar a meliponicultura em nosso país e você está fazendo a sua parte...

    Um abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Felipe. Assim como vc, um dia me peguei passando um fim de semana inteiro olhas minhas abelhas Jandairas (M. subnitida Ducke) trabalhando. Ouvi minha esposa dizendo "Vc vai ficar doido" ausauhsuahs. Realmente fiquei, até hoje sou doidinho pelas minhas abelhas, principalmente por que sei da importância ecológica desses seres maravilhosos. Parabéns pela sua História com as abelhas, logo logo vc alcança todos os seus objetivos.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o Felipe o em São Simão, no Encontro com os Mestres Paulo Nogueira e Cappas.
    Quando o vi, me surprendeu o carinho que teve com o Dr.Paulo Nogueira e na hora da explanação ele sentou ao meu lado, pude ver o tanto que ele entende e gosta de abelhas, mesmo estudando, em outra area me parecia um biologo ou especialista em abelhas.
    Tenho certeza que o tempo fará dele um futuro Dr.Paulo Nogueira. Não costumo errar....
    Tomara. Desde já as Abelhas agradecem.
    Ademir Carosia
    Arceburgo-MG.

    ResponderExcluir
  4. Felipe,

    Foi por causa das abelhas que acessei a internet e vi a sua história que gostei muito. No meu caso, não fui eu que procurei as abelhas, elas que me procuraram. Certo dia, percebi que havia um enxame de insetos na caixa de meu registro de agua, e como não conhecia, tratei de retirá-los. Passaram alguns dias e lá estavam de novo. Tratei então de procurar saber o que era, e descobri que eram abelhas jataí. Fiquei admirado e então arrumei outra caixa de registro de agua identica e tranferi a tampa. Alguns dias depois, vi um espetáculo maravilhoso um enxame inteiro dançava ao retor da caixa e eu pude ver a rainha dançando, como que celebrando a nova morada. Fiquei apaixonado. Desde então tem aumentado a minha curiosidade e admiração pelas abelhas. Por isso tento entrar em contato com pessoas que saibam como lidar com elas e até mesmo tenho interesse de adquirir outros exames. Gostaria de algumas orientações. Se puder entrar em contato, agradeço. sebastiaopereir@gmail.com Obrigado. Sebastião.

    ResponderExcluir
  5. Olá Felipe
    Você vende ou conhece alguém que venda abelhas sem ferrão?
    Estou em Barueri perto de São Paulo

    grato pela sua atenção
    Antonio Cepeda

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!

    Também amo estas abelhas... mas vc dá show de conhecimento e dedicação.

    abs,

    Nestor - Guaratinguetá - SP

    ResponderExcluir
  7. Agradeço a todos vocês meus amigos!

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi Felipe,
    lindo o seu blog e seu amor pelas abelhas.
    Não tinha idéia da variedade existente no Brasil. Você pode me recomendar algum livro que fale de todas as espécies nativas e as diferenças entre seus tipos de méis, quando ao sabor, produção, rentabilidade e principalmente os componentes e seus benefícios para a saúde? Sempre gostei de mel, mas nos últimos 2 anos me tornei uma fan deste alimento maravilhoso. Sempre que posso pesquiso sobre o assunto.
    Ainda não possuo nenhuma caixinha de abelha, mas quem sabe no futuro...
    Cordialmente,
    Adriana Woll
    drwollarrobahotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi o meu nome é Paulo Murilo moro na região agreste de Alagoas e queria começar uma criação de abelhas sem ferrão quais são as que melhor se adaptama a essa região e onde eu posso conseguir enxames meu contato é paulomurilo2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. historia linda essa sua. eu moro em maceió eu tenho 2 cortiço de mirim 1 cortiço de uruçu verdadeira e 3 de jataís. um abraço do seu amigo

    ResponderExcluir
  11. ... Parabens ao Feleite, e pelo seu
    Blog ..é 10 ., muito bem feito ,é lindo !
    .... Admiro as Abelhas como admiro a natureza que nosso grande Pai e Senhor , nosso Deus
    nos legou....
    pra cuidarmos dele com muito amor !!
    Leon Costa ..Osasco, SP
    e-mail ... leon007@pop.com.br
    ps> ainda não tenho enxame ..he he he, mas ainda vou ter ....

    ResponderExcluir
  12. parabens aew mano,tenho 15 anos e tambem gosto destas pequenas haha

    ResponderExcluir
  13. Ola Felipe tabem comecei com um pequeno enxame em uma caixa de som aki em casa, fui gostando muito e hoje estou com tres caixas proprias de jataís. Queria saber se você vende ou onde encontro outras especies para min comprar.

    ResponderExcluir
  14. tenho muitas curiosidade, em conhecer um pouco mais sobre abelhas sem ferrão. fiquei admirado com tudo... deve ser muito gratificante trabalha e fazer aquilo que gostamos. parabéns meu querido!!! um dia quero ter algumas caixas de abelhas sem ferrão... Milvan Ribeiro Marabá PA

    ResponderExcluir
  15. Parabéns! Inspiração! Cara, emocionante seu amor pelas abelhas e natureza. Lindo mesmo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. tambem gosto muito viajo para longe se tiver q buscar uma mirin a uma uruçu so quem tem sabe a emoçao que sentimos

    ResponderExcluir
  17. Prezado Felipe, parabéns pelo trabalho e dedicação, moro em Brasília, você poderia me indicar quem poderia me vender mel uruçu. Grato (betopcosta@gmail.com)

    ResponderExcluir