sexta-feira, 4 de março de 2011

Mombucão (Cephalotrigona capitata)


Olá amigos, faz algum tempo que eu consegui 2 enxames da incrível abelha Mombucão (Cephalotrigona Capitata), e esperei ao máximo para expor meus pontos de vistas sobre está rara espécie e agora por meio de continuas experiências de manejo, posso falar para vocês sobre elas!

É uma espécie de asf bem difícil de ser encontrada na natureza, devido a sua entrada bem reduzida e camuflada, mesmo sendo de tamanho bem avantajado (quase o mesmo tamanho de uma Mandaçaia). Está espécie é muita dócil, tem o enxame de população muito grande ou mediana, faz potes de mel muito grandes, quase do tamanho de um ovo de galinha.

Os enxames que adquiri vieram judiados e mal instalados em caixas rústicas e de madeira ruim, mas logo eu pretendo fazer a transferencia para uma caixa modelo INPA de madeira com espessura de 5 cm para facilitar a divisão e controle térmico do enxame.
Um fato importante e um pedido a ser dito antes de começar a falar sobre elas é que: por favor amigos, quem sabe algum enxame em árvores não retire, nem arrisque por 2 motivos importantes:
  1. Está espécie é muito sucetivel a forideos!
  2. Por ela estar em extrema extinção, o risco de perder o enxame na retirada, e a falta de experiência de manejo pode levar a morte certo do enxame e prejudicar ainda mais a natureza da espécie! Portanto, se caso for para salvar o enxame que esta em local a ser desmatado ou em árvore condenada corte o tronco de preferência um tamanho de 1,5 m pra baixo e 1,5 m para cima da entrada da abelha como garantia, ou se der até mais vio, por que eu já tive o prazer de ouvir relatos de amigos que ja retiraram está abelha de árvore e o enxame era monstruosamente grande dentro da mesma, e por fim das contas todos estes amigos PERDERAM o enxame dentro de meses ou semanas.

Uma caracteristica muito importante da Mombucão é que elas necessitam muito de umidade interna na colônia, quanto mais umidade melhor para o enxame. Assim depois que eu começei a manter agua dentro da colônia e manter os enxames em local bem umido e sombriado os enxames aqui cresceram muito rapidamente, de forma espantosa, tudo isso devido a umidade constante. Talvez seja por isso que pessoas retiram esta espécie da árvore e somente as mantem em local quente, sem nada de cuidados e logo o enxame definha e morre.

DICA: uma boa dica que recebi para manter sempre umidade no enxame é enrolar as laterais da caixa por fora com plástico filme, os resultados são maravilhosos, no dia seguinte você ja percebe umidade entre o plástico e a madeira.

O enxame que eu tenho quando foi retirado ocupou ums 30 cm de altura de crias, com discos do tamanho de um prato, e foi retirado um baldo lotado de 10L de potes de pólen e um outro pela metade de mel, segundo relato da pessoa que retirou. Ai podemos imaginar o tanto de tempo que este enxame tinha na natureza e o tamanho de sua produção e trabalho, e olha que nesta espécie o movimento de abelhas não é tão grande quanto se deveria ser pela sua população! Isso é um fato curioso, pois indica que a abelha tem uma capacidade de carregar pólen e néctar muito grande comparado ao seu tamanho.

Nesta espécie pesquisas indicaram que as rainhas não nascem somente de células reais, pelo contrário, quase todas vem de células normais das crias, sendo até raro encontrar células reais! E pelo que eu vejo elas tem um grande numero de rainhas virgens no interior dó enxame constantemente.Elas são abelhas muito dóceis, não fazem nada para espantar o intruso que maneja seu enxame e fazem um mel e pólen de extremo sabor e numa quantidade admirável!

Bom chega de tantas informações e vamos ver imagens do enxame que eu tenho

Reparem na caixa rústica, mas olha a altura da caixa, uns 30 cm de ocupação com cria, + área de potes.


Ultimo e penultimo disco de cria, os debaixo destes costumam ser muito grandes, ocupando o diametro total da caixa (20x20).


Abelha maravilhosa, tão bela quanto inofensiva, ao meu ver a forma de espantar o seu inimigo é pelo cheiro meio estranho que exala do seu enxame, as abelhas ficam batendo as asas e subindo para cima do enxame quando ele é aberto ou exposto, assim o cheiro é mais exalado ainda!


Este enxame estava faltando alimento, tinha muito pólen mais faltava mel devido a época onde ele se encontrava.


Área dos potes, quando ele foi retirado da natureza os potes de alimento se encontravam totalmente umidos por fora, e ao meu ver muitos potes são usados para armazenar água.


Preciso tirar mais fotos recentes dos enxames, que agora se encontram muito mais fortes e bem alimentados.
Sobre a população da Mombucão, ao meu ver pelo tamanho dos discos e grande quantidade está espécie pode chegar a mais ou menos de 3.000 a 5.000 abelhas no enxame em condições favoráveis.
Amigos, espero que todos gostem desta postagem e em breve falarei mais sobre está espécie em grande risco de extinção e postarei mais algumas fotos.
Um forte abraço a todos!



37 comentários:

  1. Vc esta dividindo elas ? De que regiao vc e ?Eu moro no ES e aqui a relatos dess abelha, estamos a procura dela, eu estou desconfiado que estao confundindo essa abelha com a urucu capixaba, digo isso devido ao tamanho dos potes de mel que dizem ser a urucu capixaba,ja veio pessoas do brasil todo aqui, ninguem fala qual e a urucu verdadeira, a capixaba, existem tres variedades aqui de urucu capixaba, gostaria de saber qual e a verdadeira, se e capichaba, se e mombucao, quero que esclareca, e outra, aqui nao tem 4 especies so de meliponas, tem muito mais, precisamos de gente estudada e com conhecimento para saber dircernir quem e quem.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não Uruçu capixaba é outra...a capixaba é maior ainda que Tiúba ou uruçu do Maranhão ...

      Excluir
    2. não Uruçu capixaba é outra...a capixaba é maior ainda que Tiúba ou uruçu do Maranhão ...

      Excluir
    3. Sou do ES região serrana bna minha chácara tem duas na natureza

      Excluir
  2. Amigo caso queira conhecer, meu e-amail estevao_franco@hotmail.com se quiserem posso tirar fotos............tem mais de 100 enxames de tudo quanto e jeito.....

    ResponderExcluir
  3. Olá,GOSTARIA DE SABER SE TENS ENXAMES DA MANDURÍ AMARELA PRA VENDER,SE TIVER MA AVISA,POIS QUERO COMPRAR,OU SE SOUBER DE ALGUEm,FAVOR ME AVISAR.Meu email( neiton-sturmer@bol.com.br )
    Att Neiton

    ResponderExcluir
  4. OLÁ FELIPE, SOU JUAREZ, DE VILHENA - RO, NÓS JÁ CONVERSAMOS VÁRIAS VEZES E ATÉ CEDI A FOTO DA ABELHA RAIZ E DA BOCA DE RENDA, MAS O QUE QUERO TE FALAR É QUE EU RETIREI UM ENXAME NA NATUREZA, EM UMA ARVORE NA ÁREA QUE IA SER DESMATADA PARA REDE DE LUZ, E EU PROCUREI SOBRE ESSA ABELHA MAS NÃO ESTAVA ACHANDO O NOME PARA IDENTIFICAR, MAS VENDO SOBRE O MOMBUCÃO, ACHO QUE ACHEI, É ELA, MANSA POTES GRANDES QUE DEU DE 25 A 30ML DE MEL CADA POTE,E EM TORNO DE 30CM DE CRIA E 70CM DE POTES DE MEL E POLEM, ENTRADA BEM DISFARÇADA E SÓ UM FURINHO, UM MEL DELICIOSO EU ATÉ POSTEI NO FACE UMAS FOTOS QUE TIREI COM O CELULAR. MAS UMA CURIOSIDADE: SE ELA ESTÁ AQUI NA AMAZÔNIA, NATIVA,AINDA BEM QUE NÃO ESTÁ EM EXTINÇÃO!

    ResponderExcluir
  5. Ola, semana passada encontrei uma abelha dessas no quintal da casa da roça...vc tem alguma dica de como conseguir um exame dela, ou posso tentar usar a técnica da garrafa pet mesmo???

    ResponderExcluir
  6. Como identifico a diferença entre Mombucão e Sanharão (trigona Truculenta)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mabocão tem uma pequena entrada, onde passar uma ou 2 abelhas por vez ' e não é agressiva!. A Sanharão por vez , tem uma baita entrada, onde muitas abelhas sai e então de uma só vez, e altamente agressiva , com 5 mt de destancia d sua entrada, se eles perceber você logo trata de vim a Seu encontro! Porém a abelha en sim são bem parecida, então e melhor tirar a conceição quando achar seu Minho, porém a Sanharão quando esta foragiandp ten um vou dupe lerdo , como se estivesse desorientada.

      Excluir
  7. Os criadores do Mombucão precisam interagir para permutas genéticas a fim de reforçar a espécie e a difundir, pois as Apis e tudo que é EXÓTICO de outros continentes, são reproduzidos em larga escala!
    Que tal criar um grupo só de Os criadores do Mombuqueiros?.....rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos sim tenho alguns exemplares

      Excluir
    2. Se vcs tem algum grupo quero participar! Vlw

      Excluir
    3. Tenho interesse em comprar abelha mombucao e de participar deste grupo 27 996147662

      Excluir
  8. Bom dia amigo. Pode ocorrer capitura de Mombucão em iscas pet? Eu estive armando iscas pr Maandaçaia e Tubuna em uma mata, q parece um mini pantano, quando derrepente uma abelha grande começou a me rodear... Pensei ser uma Mandaçaia, mais quando ela pousou em mim, vi q e era uma preta parecida cm a Arapuá, porém do tamanho de uma Mandaçaia ou quase do tamanho, é possivel capitura-las na iaca pet?

    ResponderExcluir
  9. fala amigo criadores de abelha sem ferrao estou com uma mambucao aqui coisa mais linda 30 cm so de cria ,estou pensando em dividir o enxame sera que vale a pena.

    ResponderExcluir
  10. Roberto Manoel do Nascimento, bom dia meu mais estimável colega das maravilhas(abelhas) como Sr Wilson Amorim Melo.
    O prazer é todo meu ao comentar dessa linda proeza de sua parte, com tanto carinho e destreza reuniu-se neste bela belo comentário na qual tem sido muito Feliz e não era para menos. Gostaria de obter própolis e polém dessa abelha se possível, sou pesquisador do Instituto Butantan - SP, estou em fase final de experimentos com a Scaptotrigona aff, postica de Wilson melo barra do corda - MA. No decorrer podemos falar mais a respeito e lhe mostrarei os resultados com feridas abertas (TODAS).Obrigado Roberto Email roberto.nascimento@butantan.gov.br whatsapp948244236

    ResponderExcluir
  11. ola vi sua publicação hoje vlw pelas dicas

    ResponderExcluir
  12. Olá, tem uma colmeia dessas, queria saber como vc fornece água pra elas, pq quando coloco água dentro da caixa elas jogam pra fora! Talvez pq a umidade esteja alta!

    ResponderExcluir
  13. Ola tudo bem VC ainda tem essas abelhas mombucao

    ResponderExcluir
  14. Olá Felipe. T acompanho ha um bom tempo. Estou com uma mombucã. Por um bom tempo pensei ser melipona comum Tratei como tal. Vi sua reportagem e refiz tudo que tinha feito. Reconheci qdco vi vc dizer que as mesmas sobem para a tampa qdo expostas. Troquei cx forrei com plãsico a mesma, fiz furo embaixo na base, etc. Obgada por toda a orientação que só encontrei com vc. Talvez um pouco tarde, mas vou tentar salvã-la. Abços Olaia

    ResponderExcluir
  15. Ola amigáo gostaria de obter informações como capturar mpmbucáo em iscas ou caixa pode me ajudar.abracos

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito das informações,uma pergunta como fazer para conseguir um exame?

    ResponderExcluir
  17. Bom dia amigo.meu nome é Adão Miss , gostaria de saber qual será o tamanho da garrafa para fazer a isca pra capiturada a abelha mambucão? Eu comprei o atrativo de abelha mambucão. Eu tenho um meliponario e crio guaraipo e mandaçaia. Moro em campo largo pr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se poder passar seu contato ou me adicionar no Wats 14 0996535748

      Excluir
  18. Parabems amigo pelas dicas ajudou bastante. Tenho um enxame que resgatei vou seguir com os conselhos aí sobre a umidade interna. Será que se fazer uma lixeira embaixo não ajudaria. Pois quando resgatei tinha um lodo grande debaixo do ninho misturado com estrume de gado

    ResponderExcluir
  19. Parabéns muito importante seu relato!

    ResponderExcluir
  20. Uma dúvida da pra dividir elas Somente com discos maduros ? Pergunto Por conta das mini rainhas por acaso elas conseguem tocar o enxame?

    ResponderExcluir
  21. Gostaria do número do amigo de campo Largo.Tenho interesse na guaraipo.meu Cel.41995130664.

    ResponderExcluir
  22. Olá amigo tenho caixa de mombucao gostaria de entrar neste grupo de mombucao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conseguiu?
      Se sim, pode me adicionar, por favor. Estou fazendo uma revisão dos estudos da mombucão e de todas as Cephalotrigonas. Acredito que vocês possam contribuir com este estudo.

      Iracy - (96) 981193466

      Excluir
  23. Quero adquirir. Moro na Paraíba. Vc envia para o cep 58102-092 ? Abraço

    ResponderExcluir
  24. Boa noite...qual a medida da caixa que vc usa para mombucão?

    ResponderExcluir